Alvará de Funcionamento, como proceder?
- 2 de abril de 2018
- Postado por: mktmasters
- Categoria: Business plans
O que é alvará de funcionamento? Entenda tudo sobre o documento
O alvará de funcionamento, apesar de ser um documento obrigatório e imprescindível para que uma empresa possa atuar de forma legal, ainda é um pouco esquecido pelas empresas, principalmente as menores ou que ainda estão iniciando as suas atividades.
Ocorre que, por se tratar de um documento essencial de cadastro de um negócio, a sua não retirada ou correta atualização pode trazer prejuízos financeiros para a empresa, bem como causar percalços que comprometem o seu perfeito funcionamento.
No artigo de hoje, mostraremos o que é esse alvará, a sua importância para uma empresa e, principalmente, quais os documentos que você precisará juntar para retirar ou regularizar o seu. Acompanhe!
O Alvará de Funcionamento
O Alvará de Funcionamento, emitido pelas prefeituras, é um dos documentos mais importantes para uma empresa. Ele comprova aos órgãos de fiscalização, fornecedores, clientes e a sociedade como um todo que a empresa está apta a realizar suas atividades naquele lugar.
Por mais que a empresa tenha sido constituída obedecendo o mais perfeito critério da Lei, se ela não tiver esse documento, simplesmente, não poderá exercer as suas atividades de forma regular. Além disso, correrá sérios riscos de sofrer sanções, o que envolve o pagamento de multas altíssimas.
O Alvará de Funcionamento é frequentemente negligenciado por Microempresários Individuais, isso porque, quando uma pessoa abre uma empresa como MEI no site do Portal do Empreendedor, o próprio sistema já emite um alvará provisório, com prazo de vencimento estabelecido.
Portanto, cabe ao titular da pequena empresa procurar a prefeitura do seu município, ou assistência técnica especializada de um bom contador, uma vez que esse profissional tem o conhecimento necessário para orientar nessas questões.
Outros empresários que precisam estar atentos à emissão do Alvará de Funcionamento são aqueles que não atuam em um local fixo, como representantes comerciais, vendedores externos e, até mesmo, empresários do ramo digital.
Apesar de não necessitarem de um espaço físico para realizarem suas atividades, a empresa sempre precisará desse documento. Assim, será exigida a emissão do alvará.
A importância desse documento
A principal importância do Alvará de Funcionamento é que a sua empresa estará legalizada perante a prefeitura. Isso significa que, você fez o requerimento, o órgão foi até o local da sua empresa, fez a vistoria e emitiu o documento após o processo.
Além disso, a verificação que os agentes da prefeitura farão poderá mostrar a você alguns problemas que não puderam ser identificados no momento de abertura do negócio. Outro ponto importante é que, algumas prefeituras exigem o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.
Os documentos necessários para regularização do Alvará de Funcionamento
Para a emissão do primeiro alvará, que geralmente é provisório, basta que você faça um requerimento inserindo o número da inscrição imobiliária do local ou IPTU (dependendo da prefeitura), bem como o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, se esse for solicitado.
Provavelmente, haverá uma taxa a ser paga e um fiscal do município comparecerá ao seu estabelecimento para verificar se o local é adequado ao funcionamento do seu negócio. Em seguida, se o local for permitido para as atividades pretendidas, ele liberará a emissão do alvará.
Entretanto, se você já tem o documento e precisa renovar, o processo pode ficar um pouco mais complicado, pois é justamente nessa etapa, se o alvará foi concedido como provisório, que são verificados mais uma vez o registro e a regularidade do imóvel.
Se esse for um complexo em que outros estabelecimentos já estejam atuando, provavelmente será mais fácil, entretanto, se isso não for possível ou se está situada na sua própria residência, é importante ligar o sinal de alerta.
Alguns municípios exigem um documento chamado de Habite ou Habite-se. Esse papel é o que comprova que o imóvel está regular na prefeitura quanto ao pagamento do ISS exigido no registro por parte do órgão.
Sem esse documento, será impossível emitir o seu Alvará de Funcionamento. Portanto, não espere que ele vença. Procure a prefeitura da cidade, algumas semanas antes, e verifique a regularidade do seu imóvel, assim como os documentos adicionais que podem ser solicitados quando for necessário emitir o documento.
Além disso, é sempre bom ter a ajuda de um profissional de contabilidade para resolver essas questões. Assim, você não precisa se preocupar tanto com esse processo, tendo em vista que o contador tem bastante costume em lidar com isso.
Agora você já tem um guia completo, contendo tudo o que precisa saber sobre o Alvará de Funcionamento, sua importância e, principalmente, o que é preciso fazer para regularizar esse documento tão relevante para sua empresa.
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